sábado, 17 de agosto de 2013

CRIANÇA MERECE CASTIGO?


 "É muito importante que todos os dias os pais ocupem as crianças com atividades prazerosas e construtivas...
Brincar e estar junto a natureza é  fundamental."

CRIANÇA MERECE CASTIGO?



  •      Logo pela manhã, ao entrar no quarto de seu filho, a mãe viu os Grandes Círculos Azuis desenhados na parede recém-pintada. Aninha com cinco anos, considerava a parede como a tela ideal para suas "pinturas".   


  •      Flávio, de quatro anos, pretendia por sua vez Cortar a Cauda do gatinho de estimação, "só para ver o que havia dentro".   Simples "curiosidade científica". 


  •      A bola foi o melhor presente no oitavo aniversário de Paulo. Uma bola grande, branca, bonita, pronta para receber chutes e desenvolver o talento futebolístico do garoto. Mas o gol escolhido estava assustadoramente próximo da Janela da Cozinha... 


  •      Maria, sete anos, fazia maravilhosas colagens com figuras recortadas de revistas e jornais. Até que um dia descobriu, na Estante do Papai, que os livros tinham figuras muito mais interessantes.


Estas e outras situações semelhantes deixam os pais desesperados, sem saber o que fazer.   Mesmo advertidas, as crianças muitas vezes insistem nas travessuras. Criam assim os chamados problemas de disciplina, para os quais baterem e castigar continuam sendo as soluções mais populares, mesmo para os pais que condenam teoricamente tais métodos.

            Na verdade, punir drasticamente o filho é uma tentação muito grande, pois resolve o problema imediato: consegue fazer com que a criança obedeça.   No entanto, ao bater, o pai descarrega sua agressividade, aliviando a própria tensão. Contudo, as consequências do Castigo não terminam com o alívio dos pais e a obediência da Criança.  Ela está em contínuo processo de aprendizagem e ao ser punida extrai uma lição de atitude dos pais furiosas: "Quando está com raiva, a gente bate".

            Por outro lado, um dos piores efeitos da punição, especialmente as de caráter físico, é que ela pode interferir no desenvolvimento social.   Castigos frequentes tiram da criança a nascente responsabilidade de julgar os próprios atos.   Em vez de corrigir, a surra passa a compensar a má ação.
O PENSAMENTO "NÃO ESCREVO NA PAREDE, PORQUE APANHO" é substituído por: "POSSO ESCREVER NA PAREDE, PORQUE APANHO". 

  •  Nesse caso, o hábito do Castigo libertou a criança para o "mau comportamento".

            Algumas crianças parecem, às vezes, estar "pedindo para apanhar".   Sentem culpa e raiva e precisam de ajuda para manejar tais sentimentos com os quais ainda não aprenderam a lidar.   Se a criança desobedece intencionalmente, pode-se imaginar que ela quer ser punida; mas, às vezes:

  1.  uma conversa franca e aberta resolve, quando consegue que a criança expresse seus sentimentos de culpa.
  2. ao mesmo tempo, se os pais sabem colocar e reforçar claramente as regras que limitam a ação infantil, a necessidade de punição (sob qualquer forma) diminui consideravelmente.  
  3. Contanto que tais regras sejam curtas, concisas, compreensíveis, razoáveis e em pequeno número.   
  4. Levando em conta as necessidades, a formação e o ponto de vista da criança, é possível definir o que deve ser permitido e o que precisa ser proibido.

            "Uma criança é sempre uma criança".   Isto significa que as roupas foram feitas para sujar, correr é o melhor meio de locomoção, o mundo é mais bonito visto de cima de árvores e muros, latas são bolas que não pulam, mas servem para ser chutadas.


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            CASTIGO?

Entendendo o comportamento característico da criança. Os pais podem ser permissivos, isto é, aceitá-las como pessoas que tem direito a todas as espécies de sentimentos, desejos e fantasias, que devem manifestar por meio de comportamentos adequados. Mas a super permissividade, que aceita todos e quaisquer atos das crianças, mesmo os indesejáveis, é prejudicial.   Imitando seu herói da tevê, Julinho desejava quebrar os MÓVEIS da casa e, de sobra, esmurrar os amiguinhos, Bem, não se pode comprar Mobília nova a cada vez que Julinho assiste à TV, mas seus impulsos precisam ser respeitados.

 A solução é encaminha-lo para uma tarefa em que possa descarregar sua agressividade e sua energia: Fazer um Piquenique, correr no quintal ou num parque, chutar a bola.

            A permissividade cria confiança e aumenta a capacidade de expressar sentimentos e ideias.   A superpermissividade, porém, gera ansiedade e estimula maiores exigências e solicitações que não poderão ser atendidas.

            Limite Tem Seus Limites.

Limitar os atos não significa limitar os desejos, que devem ser entendidos e respeitados pelos pais, No caso de Flávio, que queria cortar o rabinho do gato a mãe limita a ação, mas aceita a curiosidade, dizendo: "Vamos ver se a gente acha alguma figura que mostre como ele é por dentro".
            Da mesma forma com Aninha, que desenhava nas paredes: "Aninha, as paredes não são para desenhar, pegue estas folhas de papel e faça um lindo desenho".   Em ambos os casos, os desejos das crianças foram identificados e respeitados; os limites só foram impostos aos atos, ou seja, à maneira pela qual as crianças queriam satisfazer seus desejos.
            No entanto, não se pode esquecer que a extrema mobilidade e agitação da criança não correspondem a desejos manhosos, mas a necessidades estreitamente ligadas ao processo de desenvolvimento.   Portanto, a limitação aos atos não se aplica nunca à atividade física das crianças: "Não corra", "Será que você não pode andar normalmente como todo mundo?", "Não fique pulando", "Por que você fica num pé só quando você sabe que tem dois pés?" A inibição física das crianças pequenas gera tensões emocionais que são expressas sob forma de hiperatividade e agressão.   É natural que o bom estado dos Móveis mereça sobrepor às exigências da boa saúde mental e física das crianças.   O ideal é que elas possam ter um lugar apropriado para suas correrias.
            “Os limites são colocados com firmeza, mas de forma que a CRIANÇA PERCEBA QUAL É O COMPORTAMENTO INACEITÁVEL E O PORQUÊ”.   Ao mesmo tempo, é apresentada uma solução: o que pode ser feito em substituição.   No caso de Paulo: "A janela não pode ser quebrada. Mude o gol de lugar para que você possa chutar em outra direção”.
            É preferível que um limite seja total e claro do que parcial e confuso.   Por exemplo, existe uma nítida diferença entre "jogar água na irmã" e "não jogar água na irmã".   Mas se a permissão for para "jogar só um pouquinho de água", a criança ficará sem critério para tomar decisões e será tentada a experimentar até onde vai esse "pouquinho". No entanto, o limite é colocado de maneira a não provocar muito ressentimento e a resguardar a autoestima da criança.   Deve transmitir autoridade e não insulto. Se Aninha a pintora das paredes, recebesse uma repreensão, como por exemplo: "O que é que você está fazendo, sua porquinha? Você não sabe que eu detesto paredes sujas?” Não sei mais o que sentiria humilhada, com raiva da mãe e talvez acabasse pensando: "Sou uma porquinha e mamãe não gosta muito de mim por causa disso...”.
            As regras são mais facilmente aceitas quando colocadas sucinta e impessoalmente: "Está na hora de ir para a cama" é mais prontamente atendido do que: "Você é muito criança para ficar acordado até tarde. Vá para a cama".   Melhor ainda se a ordem deixar claros os motivos da proibição imposta: "Os brinquedos foram feitos para brincar. Ficam inúteis se forem quebrados", em vez de: "Não quebre os brinquedos, eles custam caro".


            Os Infratores da Lei


            Há três tipos possíveis de transgressão dos limites: 

  1. Acidental (Paulo aceitou as sugestões da mãe e mudou o lugar do futebol; mesmo assim, num lance muito infeliz, a bola quebrou a janela); 
  2. Acidental com Desobediência (Paulo manteve o jogo próximo à janela, que acabou quebrada); e proposital (Paulo chutou a bola contra a janela). 
  3. A Criança que "pede para apanhar" mas, nos outros dois, a transgressão gera ansiedade aumentada por medo à represália ou castigo.
            Se for acidente, o melhor é convencer isso a criança, planejando com ela providências para que o fato não se repita.   Se houve desobediência, é inútil aumentar ainda mais a ansiedade com longas e irritadas explicações sobre os limites transgredidos.   Mais razoável é reforçar de modo firme a regra violada.   Num caso como o de Silvinha, que grita "Não vou" quando a mãe chama para o banho, é prejudicial aceitar o desafio para uma "batalha de vontades", respondendo algo como: "Você vai, sim, porque eu quero" ao que Sílvia talvez respondesse: “Você quer, mais eu não quero", e daí por diante.   A reação mais acertada seria: "Eu sei que você gostaria de ficar brincando, mas é nora do banho e nós temos que ir".   Se assim mesmo Silvia resiste e continua a brincar, a mãe deve tomá-la pela mão e levá-la para casa, com bondade e firmeza.   Com crianças pequenas a ação, às vezes, fala mais alto do que as palavras.Certas vezes, contudo, o rompimento frequente de limites ou a transgressão de regras essenciais tornam necessária a punição.  
Mas o castigo deve ser proporcional ao ato cometido, e não aos prejuízos causados, ou ao grau de irritação dos pais.

Conheça lindas cestas de Piquenique do Vime e Requinte, junte a criançada e faça um gostoso passeio... Eles vão adorar!!





sexta-feira, 21 de junho de 2013

FLOQUINHO DE ALGODÃO

FLOQUINHO DE ALGODÃO


Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava. Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado. A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a Amizade. Quem nada produzia quem não possuía coisas que pudesse ser trocadas por alimentos, ou utensílios, dava seu CARINHO.
                O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca. As pessoas davam ser CARINHO, pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.
                Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
                 Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
                Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu.
Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas.
                Como era mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que fez o menino a procurar a velha para perguntar-lhe e dizer-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumulara.
                Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO.
                Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... Mais outro... e outro... Até definitivamente a aldeia voltou ao normal.
Receber CARINHO é muito bom. E o simples gesto de lembrar que um amigo existe é a forma mais simples de fazê-lo.

                ESTE É MEU FLOQUINHO PARA VOCÊ!!!
Patrícia Rosa

CASTIGO ENSINA?

CASTIGO ENSINA?

               

OS TERRÍVEIS
                A mãozinha rápida chega até o prato do pai: é só feijão, arroz e carne que voam para todo lado. A criança põe na boca a comida, semi-esmagada entre os dedos. Mais uma vez a refeição fica imprestável. Luiz Carlos, com 1 ano e meio, todo dia faz a mesma coisa. Embora a comida seja igual para todos, ele nem se interessa por seu pratinho.
                Agora, a mãe é a vítima; a comida novamente se espalha pela mesa e o bife tão apetitoso cai no chão. A mãe se irrita e lhe dá palmadas na mão, para acabar com essa brincadeira sem graça. Mas, com a punição, Luís Carlos se recusa de uma vez por todas a comer. Os pais desistem e deixam que ele saia da mesa. Lá vai Luiz Carlos para a sala; logo se ouve barulho.
                Sentindo um nó na garganta, a mãe interrompe o almoço e corre para a sala: cinzeiro e um vasinho espatifado no chão. De novo, Luiz Carlos leva umas palmadas para aprender a se comportar bem da próxima vez. Contudo, "a próxima vez" será igualzinha, à anterior. Como fazer com que Luís Carlos aprenda a se comportar direito na hora do almoço? Os pais supunham ter uma solução: "É um menino terrível, precisa de disciplina".
                Ana Luiza, 2 anos, adora mexer nos bonecos de porcelana da sala. Enche as mãozinhas com os bonequinhos chineses. A mãe sempre grita: "Não mexa nisso aí. Você vai acabar quebrando". Pura verdade. Um a um, os enfeites foram se despedaçando. Cada vez que um boneco era quebrado, a mãe dava uns tapas na menina e não cansava de dizer: "Assim não é possível, não posso ter mais nada em casa. Não sei o que fazer com essa menina. Está cada vez mais levada".
                Daniel, 3 anos, armava uma verdadeira batalha par tomar banho, para se vestir e para sair com os pais. Escondia-se embaixo da cama ou atrás da porta; quando descoberto, chorava desconsoladamente. Punir não esta resolvendo. A luta de Daniel continuava. Os pais não sabiam mais o que fazer com este "diabinho".
                Esses e outros comportamentos semelhantes são muito comuns em crianças pequenas. Os pais costumam considera-los como comportamentos indesejáveis, que decorrem da falta de disciplina.
                Mas será que a criança já esta madura para o aprendizado? Não se pode esperar que uma criança de três meses soubesse andar, e com um ano e meio ninguém aprende a ler. É inútil insistir, quando o aprendizado requer um grau maior de maturidade.
                Luiz Carlos, com um ano e meio, ainda não pode compreender a ideia: “Cada um com sua comida". O valor e a utilidade dos enfeites da sala estão acima da capacidade de entendimento de Ana Luísa. Reconhece que são bonitos e exatamente por isso tem curiosidade e procura conhece-los e brincar com eles. Daniel, por sua vez, que não se comporta direito na hora do banho, não tem condições de "compreender” o banho. Para ele, é apenas um hábito: mas, se foi castigado sucessivamente para aprender a se comportar no banho, acaba relacionando banho a castigo. E passa a chorar e reagir cada vez mais violentamente, pois para ele hora de banho passa a ser "hora de receber castigo". Nos três casos, as crianças ainda não são capazes de perceber quais os comportamentos adequados a determinadas situações; portanto, o fato de Luiz Carlos colocar a mão no prato dos pais não pode ser considerado como transgressão de limites impostos.

         REFORÇAR É IMPORTANTE
                O reforço positivo é o melhor caminho para o aprendizado. A Criança vai aprender o comportamento desejado pelos pais com muito mais facilidade se, desde as primeiras vezes, a hora de o banho associar-se à aprovação materna. "Você está segurando direitinho o sabonete". Com os elogios, a Criança sente-se recompensada, o banho passa a ser uma ideia ligada a satisfação. Quando Luiz Carlos estiver em idade de comer à mesa (talvez ele próprio tome a iniciativa), seu progresso serão ressaltados. “Muito bem, você está comendo como um homenzinho”. Firmeza e docilidade ao ensinar alguma coisa para a Criança ajudam a fixar o que deve o que não deve ser feito e o que deve ser evitado. Os gritos e ameaças dos adultos apenas dificultam o processo de aprendizagem, Por outro lado a curiosidade da Criança desempenha papel importante. No caso de Ana Luísa, que gosta de mexer nos enfeites da sala, essa curiosidade é compreensível, mas é evidente que a mãe precisa estabelecer algum limite. Tirar do alcance de Ana Luísa os bonecos de porcelana e substitui-los por outros que a Criança possa mexer satisfaz sua curiosidade, sem causar prejuízos. Reforçando os comportamentos aprendido se satisfazendo a curiosidade os pais colaboram de forma decisiva para o progresso de socialização.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CHÁ DE FRALDAS DESCARTÁVEIS E BRINCADEIRAS PARA CHÁ DE FRALDAS



LISTA PARA CHÁ DE FRALDAS DESCARTÁVEIS 
E
 BRINCADEIRAS PARA CHÁ DE FRALDAS





Essa é uma Lista Moderna que permite aos convidados "inclusive os homens" participar e comprar itens de forma facilitada em geral o local e em Farmácias, para os que deixam para a ultima hora até supermercados ajudam... além da facilidade de solicitar os produtos por telefone e agendar a entrega com endereço e tudo.

Chá de Bebê Moderno: Chá de Fraldas Descartáveis

"Muito utilizada para receber muitas fraldas de presente da Família, Amigos e Convidados."

Além da facilidade de encontrar os produtos, Veja outras Vantagens:

  1. *Geralmente com esse CHÁ DE FRALDAS DESCARTÁVEIS os pais não precisam comprar produtos durante os primeiros 6 a 1 ano de vida do bebê. Uma economia e tranquilidade e tanto né?
  2. Você pode adicionar a preferencia da marca ex.: Fralda Pampers Confort, Fralda Huggies Turma da Mônica, Pomada Contra Assaduras Turma da Xuxinha, Pomada contra Assaduras Hipoglós Amêndoas, Lenços Umedecidos Turma da Xuxinha...
  3. A opção Fraldas Diurna e Noturna fica a critério e opção do convidado para facilitar a compra.
  4. Caso a criança tenha algum tipo de alergia você poderá trocar o produto em algumas farmácias, geralmente os produtos indicados acima são antialérgicos, outra dica e o tamanho da fralda se a criança for muito grande ou você ganhar muitos produtos de um determinado tamanho também conseguirá trocar em algumas farmácias sem problemas.


* Seria interessante solicitar na lista o anexo da nota de compra para o caso de uma possível troca. Mas isso não é um grande problema, as farmácias podem trocar, diga apenas que foi um presente do chá de bebê e que tem deste produto em excesso...


O Modelo da Capa e conteúdo do “CHÁ DE FRALDAS DESCARTÁVEIS”
 Como o Chá de Bebe Tradicional “decorado com fotos de neném. Fotos da Mamãe e Papai grávidos,  Fotos do Book da Grávida, da Linda Barriga ou também a ultrassonografia do neném. ” FICA LINDO” Assim todo mundo já vai conhecendo o futuro Bebezinho, rs... todos vão AMAR a ideia <3

Total de 6 Páginas até 20 ou 25 itens cada página, ex: 

FRALDA DESCARTÁVEL TAMANHO PEQUENO
01 fralda descartável tamanho P ____(aqui o convidado assina)_
01 fralda descartável tamanho P_________________________ 
01 fralda descartável tamanho P _________________________

(repetir a frase nas próximas 17 linhas)

Seguem:
1 página com numeração de 20 fraldas tamanho P 
1 página com numeração de 25 fraldas tamanho M
1 página com numeração de 25 fraldas tamanho G
1 página com numeração de 25 fraldas tamanho GG
1 página com numeração de 25 fraldas tamanho EXG
1 página dividida com 20 Lenços umedecidos e 15 Pomadas contra assadura

Para ajudar a futura mamãe, o Papai, os Avós, Titios podem passar a lista para toda a família e amigos.
Cada pessoa tira um ou mais itens, assinando o seu nome na página e linha do produto desejado.
Assim como no chá de bebê tradicional, a mamãe verifica a lista e escreve os convites de acordo com o nome do convidado e o produto escolhido.

Brincadeiras para chá de Bebê

(Para iniciar as brincadeiras, podem-se dividir o grupo em 2 times)

Trocar a fralda do bebê em menos tempo:
Uma brincadeira bem legal e que diverte muito o pessoal é fazer a mãe trocar o bebê (um boneco) com os olhos vendados em menor tempo.
Só que a pessoa que vai fazer o chá deve ficar com um frasco que espire água enquanto a Mãe troca o bebê a pessoa grita OLHA O XIXI e joga a água na mãe.
Isso dificultará ainda mais a troca.

Fralda Suja:
Coloque numa fralda descartável chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as convidadas, quando a música parar, a pessoa que estiver com a fralda, saí da roda. A pessoa que ficar até o final, ganha um brinde.

Hora da papinha:
Faça um mingau bem grosso de aveia ou mucilon, escolha quatro participantes que deverão estar de olhos vendados, faça duas duplas, uma vai dar a papinha na boca da outra e a dupla que terminar primeiro e derramar menos a papinha ganha.

Palavra Escondida:
Cada convidado deve receber uma fitinha para colocar no braço. A mãe deve determinar uma palavra proibida (pode ser bebê ou o nome do bebê). Durante o chá, a pessoa que disser a palavra proibida, deve dar a fitinha para a outra pessoa. No final, quem tiver mais fitinhas ganha um prêmio.

Adivinhar quem é quem
Material necessário: Papéis e canetas.

Cada convidada escreve algo sobre si mesma. (por exemplo: Sou solteiro, moro com meus pais. Gosto muito de cinema, Trabalho com Produtos na internet, gosto de cachorros). Só não pode ser muito explícita para a brincadeira não perder a graça. Cada vez que a gestante errar paga uma prenda.

Adivinhe o presente
A brincadeira clássica de todos os chás. A mamãe deverá descobrir o presente e quem o trouxe, e quando errar deverá cumprir uma tarefa escolhida pelos convidados. Pode ser cantar uma canção de ninar, citar personagens de desenhos e filmes infantis, imitar um bebê chorando…


Quem sou eu?
Peça para cada convidada levar uma foto sua de criança e a futura mamãe tentará adivinhar quem é. Para as convidadas, atenção: não leve fotos que tenham alguma coisa escrita atrás e evitem fotos com a data no cantinho. Caso a mamãe acerte, a dona da foto é quem pagará a prenda.


Vista o bebê
Cada time ou pessoa deve tentar vestir a boneca o mais rápido possível. O objetivo e limpar, passar pomada, colocar fralda e vestir o bebe com todos os acessorios alem de embalar certinho com a manta. Ganha quem terminar primeiro.



Brincadeiras de Chá de Fraldas ou Chá de Bebê para HOMENS {:-)

Nomes de produtos para bebê:
Distribua folhas de sulfite e caneta entre os participantes. Cada participante terá um minuto para escrever nomes de produtos para bebê. O que escrever o maior número de produtos ganha um brinde. As mulheres podem ajudar de longe, para a animação ser maior. O futuro papai também pode participar.

Brincadeira da papinha:
Faça um mingau de aveia e coloque em pratos descartáveis fundos. No fundo do prato coloque um pirulito pequeno ou bala. O convidado terá que procurar o pirulito ou bala com a boca, ganha quem achar primeiro.

Mamadeira, quem toma primeiro!
Consiste em encher algumas mamadeiras com liquido, suco, água, cerveja, guaraná... e os rapazes tomar a mamadeira, quem terminar por ultimo paga a prenda. Isso e muito engraçado, vale a diversão com o Papai,  Avôs, Titios, Primos e Amigos do Casal.

VEJA ABAIXO (depois das fotos) 20 PRENDAS PARA BRINCADEIRAS PARA CHÁ DE BEBÊ!!

















20 PRENDAS para CHÁ DE BEBÊ:


  • Prendas ou castigos para o chá de Bebê tem a intenção de divertir a todos e não deixar as pessoas constrangidas, por esse motivo e bom dar liberdade entre 2 ou 3 opções para a pessoa escolher:

  • Caso todos os convidados sejam desinibidos, podem-se colocar as prendas escritas em papel e colocadas em balões, que serão estourados por cada candidato a pagar a prenda.


- Caracterização:
  • Perucas, Plumas
  • Óculos Grandes
  •  Tiaras com Anteninhas
  •  Peito ou Barriga em EVA
  •  Máscaras, Nariz de Palhaço 
  • Comprar com um ótimo preço no Mercadão de Madureira Rio de Janeiro.

- chupar limão
- Cantar uma música
- Dançar uma música
- Contar uma piada
- Imitar um bebê
- Ter a barriga pintada
- Fazer caretas
- Imitar um personagem de novela
- Dar mamadeira para a boneca
- Fazer a boneca dormir
- Dançar Funk
- Recitar um Poema ou Verso
- Ficar de fraldão até o final da Brincadeira
- Ovo (reserve previamente para brincadeira uns 5 ovos vazios enche-os com farinha, isopor, arroz...) e faça estourar em quem merecer a "prenda".
- Desfilar para as convidadas

Que seu CHÁ DE FRALDAS seja um SUCESSO!!!

Adquira Lindos Berços de Bebê  Clicando aqui!


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terça-feira, 13 de novembro de 2012

Lista para Chá de Bebê e Brincadeiras para Chá de Bebê Tradicional


Lista Para Chá de Bebê e 

Brincadeiras  para Chá de Bebê 

Tradicional





Lista Chá de Bebê (Básica): Atualmente a compra fica por conta da mamãe e do papai. Motivo: Personalizada a Compra ao gosto da mamãe todo o enxoval com o tema desejado, quantidade, cores, tamanho, etc...

Porém algumas mamães preferem realizar o Chá de Bebê Tradicional, por esse motivo postamos.

Segue lista abaixo para imprimir:

  • Móveis para Decorção do Quarto do Bebê
  • Enxoval do Bebê
  • Higiene do Bebê
  • Alimentação do Bebê

Quantidade Básica de acordo com o interesse dos pais;





Móveis para Decoração do Quarto do Bebê

A Vime e Requinte tem Lindos Móveis para Decoração do Quarto do Bebê, veja:

Berço Cama
Lixeirinha
Porta Fralda
Bandeja
Roupeiro
Cômoda
Poltrona para Amamentação
Berço Moisés desmontável mais kit berço com (mosqueteiro)
Farmacinha (álcool 70 para umbigo, gaze, hastes flexíveis, etc... Veja mais abaixo em Higiene do Bebê).

Enxoval do Bebê

A quantidade e itens Enxoval do Bebê vária de acordo com o desejo dos pais.

6 pagão
6 calças compridas
6 casacos
6 blusas manga curta
6 blusas manga comprida
6 macacões tamanhos grandes (o tamanho pequeno perde rápido).
6 pares de meia
2 sapatinhos tecido confortável (perde rápido)
2 toucas
2 toalhas com capuz
1 pacote de toalhas fralda
1 Trocador de Fralda

Higiene do Bebê

 Os itens para Higiene do Bebê.

Shampoo
Condicionador
Creme contra assadura
Sabonete neutro para Bebe
Saboneteira
Óleo
Pacote de algodão
Lenço Umedecido
Fralda Descartável
Tesourinha ou lixa para aparar as unhas
Termômetro digital
Termômetro para banheira
Kit escova e pente
Banheira (suporte opcional)
Dedal de Silicone vendido nas farmácias, próprio para higienização da gengiva e dentinhos

Alimentação do Bebê

Itens para Alimentação do Bebê.

Pratinho
Copinho com tampa
Kit Talheres
Mamadeira (opcional caso a mamãe esteja impedida de dar o peito. Após os 6 meses já pode tomar mingau na colher).
Chuquinha (desnecessária se o bebê se alimentar apenas no peito. não sentirá sede).
Cadeirinha e 3 babadores com forro impermeável (evita passar umidade para roupinha do bebê)

  1. Recomendado amamentação até os 6 meses de idade, após os 6 meses iniciar introdução de sopinhas, suco, água e fruta raspadinha de acordo com a orientação do Médico Pediatra.
  2. Estaremos postando sobre a Alimentação do bebê a partir de 6 meses.

BRINCADEIRAS PARA O CHÁ DE BEBÊ

Para Chá de Bebê Tradicional é recomendada a Brincadeira da Adivinhação

MOTIVO: "Tem uma grande variedade de produtos e assim fica bem divertida a brincadeira"

Ao receber as convidadas, a futura mamãe deverá colocar o nome de cada uma na embalagem do presente que for recebendo da Lista do Chá de Bebê.

Essa Brincadeira é TRADICIONAL, a futura Mamãe tem os olhos vendados por suas amigas, e sentada vai abrindo cada embalagem tentando adivinhar o nome da pessoa que trouxe o presente. 

  • Conforme vai acertando o nome de quem trouxe o presente, vai dizendo a prenda a ser paga, caso a Futura Mamãe erre o nome de quem trouxe o presente, paga a prenda que a convidada escolher.


Algumas sugestões de prendas a serem pagas:

Prendas ou castigos para o chá de Bebê tem a intenção de divertir e não deixar as pessoas constrangidas, por esse motivo e bom dar liberdade entre 2 ou 3 opções para a pessoa escolher: 

  • Caso todos os convidados sejam desinibidos, podem-se colocar as prendas escritas em papel e colocadas em balões, que serão estourados por cada candidato a pagar a prenda.
PRENDAS:
- Caracterização(Perucas, Plumas, Óculos Grandes, Tiaras com Anteninhas, Peito ou Barriga em EVA, Máscaras, Nariz de Palhaço...). Comprar com um ótimo preço no Mercadão de Madureira Rio de Janeiro.
- chupar limão
- Cantar uma música 
- Dançar uma música 
- Contar uma piada 
- Imitar um bebê 
- Ter a barriga pintada 
- Fazer caretas
- Imitar um personagem de novela 
- Dar mamadeira para a boneca 
- Fazer a boneca dormir 
- Dançar Funk
- Recitar um Poema ou Verso
- Ficar de fraldão até o final da Brincadeira
- Ovo (reserve previamente para brincadeira uns 5 ovos vazios enche-os com farinha, isopor, arroz...) e faça estourar em quem merecer a "prenda"
- Desfilar para as convidadas.

Que seu Chá de Bebê seja um sucesso!





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O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA MALA DO BEBÊ? Na Bolsa da Mãe?




O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA MALA DO BEBÊ?
O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA BOLSA DA MÃE?
O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NO VERÃO?
O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE PÚBLICA?

Dicas do Vime e Requinte:
1º Convém deixar as Bolsas da mamãe e do bebê prontas a partir do 7º mês.
2º Levar documentos pessoais e a Pasta da Gestante (Cartão de exames de pré-natal, ultrassonografias e vacinações).
3º Levar o Básico, de acordo com as necessidades da mamãe. (Tempo na maternidade 2 dias para parto normal e 3 para cesariana).
4º Depois o que faltar Família poderá ir levando. Ex. Roupinhas Limpas, Saída de Maternidade, Certidão de Casamento (para Registro da Criança), Máquina Fotográfica, Lembrancinhas...
5º Para facilitar deixe também o armário arrumado com meias, toucas, casacos, conjuntinhos, caso o Papai ou a família em geral a Vovó rs... Possa encontrar com facilidade e enviar seu pedido ao hospital.
*Copie e Cole essa lista no Word ou bloco de notas depois é só imprimir"


O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA MALA DO BEBÊ?

O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA MALA DO BEBÊ?
Roupinhas do Bebê para Maternidade
03 Conjuntinhos de Pagão;
03 Mijãozinhos;
03 Pares de Meias;
01 Lençol;
01 Fralda Toalha (prática, pois ocupa pouco espaço na Mala do Bebê e é muito absorvente além de secar rápido);
01 Saída de Maternidade (geralmente a Saída de Maternidade vem com manta, essa poderá ser usada como cobertor no hospital, otimizando o espaço na Mala do Bebe);
OBS: Saquinho para colocar roupas sujas

O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA MALA DO BEBÊ?
Higiene do bebê na Maternidade
01 Pacote de Fraldas Descartável Tamanho Pequeno;
01 Rolo de Lenço umedecido, ou Toalhas Umedecidas (otimiza espaço na Bolsa de Maternidade do Bebê);
01 Pomada contra assadura
01 Sabonete Neutro para Bebê
01 Porta sabonete
01 Escovinha para Cabelos
01 Troca fraldas de plástico (Muito útil, na troca de fraldas, evita sujar o lençol do hospital tendo em vista a mamãe já sem prática ou de primeira viagem);

O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA BOLSA DA MÃE?

O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA BOLSA DA MÃE?
Roupa da Maternidade

03 Camisolas sem transparências e compridas ou Pijama ambos com Abertura Frontal para facilitar as mamadas;
03 Sutiãs para Amamentação (Sem aro)
03 Calcinhas de algodão (caso o PARTO seja CESARIANA, o ideal são calcinhas de cós alto para evitar machucar os PONTOS).
01 Par de Chinelos antiderrapantes
01 Toalha
01 Saída de Maternidade (roupa confortável)
01 Livro (opcional )
OBS: saquinho para colocar roupa suja


O QUE LEVAR PARA MATERNIDADE NA BOLSA DA MÃE?
Objetos para Higiene da Mamãe na Maternidade
01 Pacote de absorvente
01 Shampoo (pode ser transferidos para um frasco menor e adquiridos em lojas de descartáveis)
01 Sabonete
01 Toalha
01 Escova e Pasta de Dente
01 Pente e Prendedor de Cabelos
01 Espelho de Bolsa

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AS CONTRAÇÕES DE BRAXTON-HICKS - Como é o Parto Normal?


 "A Hora do Parto" Como saber? 
"AS CONTRAÇÕES DE BRAXTON-HICKS"
"A DILATAÇÃO NECESSÁRIA PARA O PARTO NORMAL"

Ps. Já tem o Berço para Bebe? De uma olhada no final deste post.



No primeiro mês, nada. O segundo é o mês das suspeitas ("Será que é? Será que não é?") até que os testes confirmam que o bebê está a caminho. Depois, a gravidez continua cada período demarcado por novos acontecimento e emoções. Até chegar o último mês, o mês da expectativa: está quase na Hora do Parto, e a futura mãe examina-se a si própria procurando descobrir indícios de que o bebê esta pronto, preparando-se para vir ao mundo.

O VENTRE "CAI"

Durante a gravidez, o colo do útero apresenta-se como um tubo de paredes grossas, de uns 4 cm de comprimento, e o orifício que o separa do útero mantem-se fechado: o conjunto todo (útero e colo) tem a forma de um "8", no qual a "bolinha" menor (o colo) fica na parte de baixo. Com o aumento do volume do útero, quando se aproxima o parto, a parte superior do "8" cresce cada vez mais, até absorver a parte inferior (o colo). Poder-se-ia representar o útero como uma bola de gás, e o colo como o canal por onde se enche a bola. Quando a bola está bem cheia, o canal vai desaparecendo, enchendo-se também, até que se torna apenas uma protuberância da bola. Nesse momento, o colo torna-se um prolongamento da vacuidade uterina, ambos formando um "0" com uma ligeira saliência na parte inferior, remanescente do antigo "tubo" que formava o colo.
O fenômeno, que se chama esvaecimento do colo do útero, vai abrir lugar para a descida do feto. Mas sua primeira consequência é rebaixar o fundo do útero (primeiro ele se situava na bola superior do "8", agora desce para o fundo do "0").
É a queda do Ventre; o fundo do útero rebaixa de 2 a 4 cm. A cintura torna-se mais baixa, o que permite maior movimentação do diafragma e facilita a respiração. Em compensação cria uma sensação de peso no baixo Ventre, muitas vezes acompanhada de frequente necessidade de urinar.
Faltam cerca de quinze dias para o parto.

AS "CONTRAÇÕES DE BRAXTON-HICKS" na Hora do Parto

Antigamente acreditava-se que durante a Gravidez o útero permanecia em repouso. Não permanece.
Passa por contrações, que podem até serem frequentes tão fracas que não é possível percebe-las pela apalpação do abdome. Ou então são pouco frequentes e indolores, mas intensas e sensíveis ao toque, pois provocam o endurecimento do útero.
Esse segundo tipo, denominado "Contrações de Braxton-Hicks", manifesta-se à razão de uma por hora. A partir do sétimo ou oitavo mês, tais contrações aumentam de forma gradual e progressiva, Tornam-se  menos espaçadas, mais intensas e persistentes. Vão também adquirindo regularidade.
As contrações passam a ocorrer a cada meia hora, com duração entre quinze e vinte segundos. A Gestante sente dor na parte inferior da espinha, e quando surge a contração o útero endurece e causa sensação dolorosa.
A Hora do Parto se aproxima. Mas, é cedo ainda.

A DILATAÇÃO NECESSÁRIA PARA O PARTO NORMAL

As Contrações intensas, regulares, dolorosas e longas indicam o início da dilatação gradual do colo para dar passagem à criança.
Outro sinal de que o colo começou a dilatar-se é a eliminação vaginal de uma pequena quantidade de muco sanguinolento, o "tampão", que durante a gravidez fora um elemento adicional de defesa da cavidade uterina. Quando aparece, o que não se dá em todos os casos, em geral antecede o parto em dois a três dias.
A DILATAÇÃO E AS CONTRAÇÕES INTENSAS marcam o princípio do TRABALHO DE PARTO. Mas, se não ocorrer hemorragia ou quaisquer manifestações estranhas, não há pressa. As gestantes mais experientes permanecem ainda em casa, certificando-se de que não se trata de alarme falso.
Algumas vezes, rompe-se a "bolsa de água" (saco amniótico), o que é uma evidência da proximidade do PARTO. Outro Sinal que Está na Hora do Parto, e mais seguro, é o intervalo menor entre as contrações. Elas se aproximam, até que passam a ocorrer a cada dez minutos.
Então, é vestir-se, pegar a mala e tomar o caminho da maternidade.
Agora sim, ele já vem chegando.              

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