terça-feira, 13 de novembro de 2012

Música para Bebê e Criancinhas Ouvir, Doce Música...




 MÚSICA, DOCE MÚSICA

Música para bebe acalmar (dormir e relaxar) e crianças (aprendizagem) ou para criancinhas ouvir.
Educando o sentido Musical

*Uma breve passagem para mostrar a importância da boa música para o desenvolvimento sentimental e intelectual das crianças...

Mamãe pode ligar o rádio? Eu queria ouvir música de sonhar... "Música de Sonhar? Que é que você chama de música de sonhar, Marcinho?"
"Ah, é uma brincadeira minha, titia. Divido a música segundo as sensações que ela me provoca. Há músicas de sonhar, de rir, de lutar, de gritar, de correr, assim por diante." Bacana isso. Você deve entender muito de música, não é?"
"Não. Não entendo muito, não. É que gosto de ouvir e sentira música. Explique para ela, mamãe, como foi que você me ensinou."

"Ora, veja, por exemplo: a Marselhesa ou a Polonaise. Ouvindo-as, a gente se enche de força, é uma certeza de nós mesmos que nos penetra. Convida a gente a resistir, a se afirmar, é música de luta, como também Wagner - a música-força - ou Beethoven na Quinta Sinfonia."

"E a música de sonhar?"

"Essa que o Marcinho ia ouvir agora, a Rapsódia Húngara, de Liszt, é um bom exemplo. E, para sentir-se tranquilo, rir suave, encher-se daquela alegria doce, são ótimas as composições de Vivaldi, ou as Valsas de Chopin."

" Bem, mas para isto precisa gostar muito de música clássica."

"Nada disso; dos que eu citei Wagner e Chopin, por exemplo, não são de período clássico. Quanto a isso, costuma-se fazer confusão. E há inúmeros contemporâneos, cujas composições são chamadas "populares", que produzem música da melhor qualidade.”.

"Pois é, mas eu não entendo nada disto. Ligo o rádio ou a televisão, escuto as músicas, consigo achá-las feias ou bonitas, mas não sinto as emoções de que vocês falam."

"Claro que nos milhares de composições atuais há muitas que acabam desaparecendo. Mas há outras de indiscutível valor: ouça os Beatles. Com sua tempestade de sons, fazer música-amor, música-sonho, todas de primeira grandeza. É evidente que a Polonaise de Chopin e o Help do Beatles transmitem uma forma diferente de luta e força, mas ambas nos levam através da arte à afirmação de nós mesmos."
"Ora, para saber tudo isto, só entendendo de música...”.

"É só acostumar-se a ela, desde pequeno. Flavinho, por exemplo, com 3 anos, ouvia Pedro e o Lobo, de Prokofieff.



 Depois formamos juntos uma discoteca infantil: Guia dos Jovens, de Britten; Marcha Turca, de Mozart; Cenas Infantis para Piano, de Schumann, e por aí adiante. Assim, foi educando o ouvido, aprendendo a diferenciar, compreender e sentir os sons. Saber sentir a música é uma das maravilhosas e sublimes experiências humanas."

" Que pena. Tenho um ouvido ruim. Não consigo perceber nada disso."

"Mesmo se você começar agora, ainda é tempo...”.

Música um grande Prazer que proporciona ao Bebê e as Criancinhas Interatividade, Segurança, confiança, aprendizado, tranquilidade e paz consigo e com os próximos.

Você pode Baixar músicas no Aires ou adquirir no site I Tunes e baixar.
  • Como Baixar Música no 4shared? Faça um simples cadastro, confirme sua conta de e-mail. Pronto você já terá uma conta para usar e baixar músicas para sua criancinha ouvir :-D
  • Onde ouvir músicas para Bebes e Criancinhas On Line? http://www.rockabyebabymusic.com
  • Onde comprar músicas on line? Visite o site https://itunes.apple.com

Gostou da Postagem? Faça seu comentário, curta nossa página no Facebook - Berço Para Bebê.
Comércio Eletrônico: Vime e Requinte





terça-feira, 15 de maio de 2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Calendário de Vacinação 2012 - VIP e VOP "Vacina poliomielite (Vop)"



Calendário de Vacinação Infantil 2012 - Atualizado com duas novas Vacinas
                             VACINA POLIOMIELITE (VOP)

Clique na imagem e Confira o Antes e o Depois no Calendário de Vacinação:


Open publication - Free publishing - More blog

Calendário de Vacinação Vacina poliomielite (Vop)
Agenda – A VIP será introduzida no calendário básico a partir do segundo semestre desse ano. As campanhas anuais contra poliomielite também serão modificadas a partir de 2012. Na primeira etapa – a ser realizada em 16 de junho – tudo continua como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose de VOP, independente de terem sido vacinadas anteriormente. Na segunda etapa – que ocorrerá em agosto –  todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso. Essa segunda etapa será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros.


Resumo do Esquema sequencial da vacinação contra poliomielite
Calendário de Vacinação Vacina poliomielite (Vop)
IDADE
VACINA
2 meses
Vacina Inativada poliomielite - VIP
4 meses
VIP
6 meses
Vacina oral poliomielite (atenuada)  - VOP
15 meses
VOP
 .

Pentavalente – A inclusão da vacina pentavalente no calendário da criança também será feita a partir do segundo semestre de 2012. A Pentavalente combina a atual vacina Tretavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b) com a Vacina contra a hepatite B. Ela será produzida em parceria com os laboratórios Fiocruz/Bio-Manquinhos e Instituto Butantan. As crianças serão vacinadas aos dois, aos quatro a e aos seis meses de idade.
Com o  novo esquema, além da pentavalente, a  criança manterá os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e  o segundo reforço, entre 4 e 6 anos. Além disso, os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.

MAIS NOVIDADES:
  • Heptavalente – No prazo de quatro anos, o Ministério da Saúde deverá transformar a pentavalente em heptavalente, com a inclusão das vacinas inativada poliomielite e meningite C conjugada, “As vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos. Além disso, os pais ou responsáveis precisarão ir menos aos postos de vacinação e, o que poderá resultar em uma maior cobertura vacinal”. Observa o ministro Alexandre Padilha.


****************************************************

  • No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação, devem levar seus filhos e estimular os parentes a irem aos postos de saúde para serem vacinados nas idades recomendadas. É importante destacar que as vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano, e as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrer em cartilha de vacinas enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. Os profissionais de saúde, as pessoas que viajam muito e outros grupos de pessoas, com características específicas., também têm recomendações para tomarem certas vacinas.Para mais detalhes sobre acesse o Calendário de Vacinação Adulto 2012 Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso.


 O que são as vacinas? 
  1. A vacina estimula o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. As primeiras vacinas foram descobertas há mais de duzentos anos. 
  2. Atualmente, técnicas modernas são utilizadas para preparar as vacinas em laboratórios.  
  3. As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados. As vacinas podem ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral (pela boca). 

  • Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama imunidade.


A o Blog da Vime e Requinte divulga esse Calendário de vacinação infantil 2012 e informações de acordo com o  site do Ministério da Saúde, para maiores informações acesse: http://www.blog.saude.gov.br/ministerio-da-saude-reforca-calendario-de-vacinacao-da-crianca/

Conheça nosso Site: Berço para Bebê




quinta-feira, 12 de abril de 2012

O bebê chegou!

Chegou o Bebê!! 

Que Festa!!


<a href="http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=2448&picture=recem-nascido">Recém-nascido</a> por Peter Griffin
E com a alegria que ele trouxe também muita coisa mudou...

  • Os móveis do quarto foram modificados para dar lugar ao berço;
  • Um espaço especial para guardar tanta roupa, fralda, toalha...
Tudo isso num ar de festa.  Mas esta festa tem alguns inconvenientes, que não demoram a aparecer.
O bebê chora, se suja, não há fralda que chegue, troca a noite pelo dia, e mais: tem um horário completamente diferente daquele a que todos estavam acostumados.

Parece inacreditável mas:

  1. Almoça quase sempre na hora do café dos outros;
  2. O banho coincide com a refeição dos adultos;
  3. E quando a mamãe está mais folgada, ele dorme tranquilamente.... 
Seu jantar é justamente na hora do lanche habitual e o que é pior; não não percebe nunca que a noite é para dormir.  Mesmo mortos de sono, os pais são obrigados a acordar e mesmo levantar algumas vezes.   Todo o quadro culmina om o seu despertar choroso, geralmente ás 5h30 ou 6 da manhã, quando pede, insistente, a primeira refeição

São muitos os transtornos e muita a confusão, pois o neném que traz tanta modificação e alegria a família também é muito dependente principalmente da Mãe no inicio de sua vida fora do útero, as mamadas são de vital importância.
Proteção ao filho não é só carinho é afeto. Exigem medidas preventivas contra acidentes, doenças e alimentação saudável.

A boa saúde da criança é muito mais importante do que pode parecer á primeira vista.   Disto depende seu desenvolvimento, a capacidade de ir Bem na Escola, a possibilidade de Ser Alegre e viver Correndo por toda parte.

Os Pais também são responsáveis diretos pela transmissão de todo um modo de vida da complexa sociedade a que pertencem.   Por exemplo, vão ensinar como falar, sentar, ver as horas, contar os dias, comportar-se na frente de visitas, comer à mesa, dizer "bom dia", "muito obrigado", "por favor", mostrar o que é "ser honesto" e "vencer na vida".


Ps. Falando na chegada do Bebê, conheça detalhes de nosso trabalho Cesto Moisés em Vime.
Acesse: http://www.vimeerequinte.com.br/linha-bebe-e-crianca/cestos-moises-completo.html
Promova em sua Rede social click nos buttons disponíveis, mostre seus amigos o que você gosta.
Foi uma grande satisfação ter sua Visita..
Faça seu comentário!


Música, aprendizagem de berço.



Imagine se todos os bebês do mundo se pusessem a chorar ao mesmo tempo?
Bem não chegaria ser uma catástrofe universal. Apenas caberia as mamães, papais, titias ou avós recorrerem ao antigo e infalível método de toma-los no colo e embalá-los com uma canção. E pronto, o choro universal estaria transformado num sono tranquilo. Entretanto, essas crianças teriam tomado um profundo e sensível contato com a arte musical.

A importância da música

A música favorece para moldar o espírito e a personalidade, despertar a fantasia e a capacidade criadora.   Além disso, é um meio de comunicação entre os indivíduos.

Desde as primeiras semanas de vida  fora do útero a criança reage a estímulos acústicos (fala, sons musicais ou simples ruídos) contraindo os músculos de maneira semelhante aos movimentos do feto.  
  • Pela oitava semana de vida, a música passa a ter algum efeito calmante sobre o bebê.   É por isso que, no mundo inteiro, os bebês se tranquilizam e adormecem com canções de berço.    
Vozes agudas, femininas ou infantis, e músicas produzidas por instrumentos de Som Agudo (flauta doce, caixinha de música) tem Efeito Calmante Maior que músicas nas quais predominam sons graves.

O primeiro ano de vida

Aos 6 meses de idade, dependendo de seu desenvolvimento geral, a criança começa a prestar atenção à música que ouve, revelando um certo prazer.  Demonstra alegria e acompanha a música com sons cantados.   E esta emoção nada tem a ver com o bem-estar físico proporcionado pela alimentação, calor ou fraldas secas.
No primeiro semestre de vida a criança emite apenas gurnidos. Sons balbuciados próximos a fala.  A partir do segundo semestre de vida a criança tende  a interagir melhor com o ambiente que vive. Seus sentidos e coordenação motora desenvolve-se cada vez mais,  respondendo aos estímulos musicais com movimentos repetidos e até compassados. 

De maneira geral a criança escuta atentamente a música e depois começa os movimentos que dependendo do temperamento individual, podem tornar-se até excessivos para suas forças e equilíbrio.
Aos primeiros sons, chega a interromper uma atividade para ouvir melhor, ou adapta o ritmo da atividade ao da música ou, ainda, muda os movimentos.



O desenvolvimento musical até os 3 anos

A partir do primeiro ano a criança aperfeiçoa a sua vivência musical, o número de seus movimentos são bem mais variado: ela gira, dá voltas, move pés, cabeça, joelhos e pernas mas consegue acompanhar o ritmo da música por pouco tempo.
Por outro lado gosta de movimentar-se também na companhia de outra pessoa, criança, boneca ou bicho.
Algumas crianças ao primeiro ano conseguem cantar trechos de musicas de duração maior, esses cantos espontâneos são cantos improvisados pela criança sem imitar melodias ouvidas.
Aos 2 anos a criança reproduz relativamente bem os textos, erra mais no ritmo e ainda consegue pouca adaptação melódica.
Já a criança de 3 anos chega a ficar fascinada pela música: é capaz de concentrar-se e ficar totalmente absorvida.   Recolhida em um cantinho qualquer, escuta em silêncio CD, rádio ou algum concerto ao vivo na TV, e até reclama se for perturbada.   Sua capacidade de concentração chega a durar 5 minutos.   Mistura cantos espontâneos com os aprendidos, não se preocupa em imitar com exatidão.   Mas ainda não se interessa pela música pura, apenas instrumental.   O texto, embora não compreendido, é decisivo para ela.   Sua vivência musical está estritamente ligada ao som da palavra.
   
A criança que habitualmente ouve boa musica aprende a ficar sozinha sem se sentir solitária ou carente de atenção.

Atualmente as escolas estão adicionando no conteúdo escolar aulas de Educação Musical, o que estará a contribuir com um repertório musical expandido ao contrário do que hoje é oferecido pela mídia de massa. Em geral Crianças não conhecem cantigas populares e muito menos música erudita.


Ps. Para conhecer melhor nosso trabalho, acesse o link abaixo e conheça outras fontes de distração e desenvolvimento pisicomotor de ritmo para as crianças, Cavalinho de Balanço em Vime RJ.
http://www.vimeerequinte.com.br/linha-bebe-e-crianca/brinquedos/cavalinho-com-balanco.html
Obrigado pela oportunidade!
Foi uma grande satisfação receber sua visita.